top of page
Sobre mim
Doutor em Psiquiatria pela Universidade René Descartes em París e Doutor em Antropologia pela Universidade de Lyon na França. Licenciado em Teologia pela Universidade de Roma e Terapeuta de Família. Professor e pós-graduado em Medicina Social do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Professor convidada da HEP (Alta Escola de Pedagogia de Laussane - Suíça) e professor convidada da HETS (Escola Secundária de Assistentes Sociais - Ginebra - Suíça). Professor da Metodologia da Terapia Comunitária Integrativa, Coordenador do MISMEC 4 VARAS (Movimento Integrado de Saúde Mental Comunitária do Ceará). Presidente Honorário da ABRATECOM - Associação Brasileira de Terapia Comunitária e Presidente da APSBRA (Associação Brasileira de Psiquiatria Social). Autor dos livros: “Terapia comunitária passo a passo” (traduzido para espanhol e francês), “O índio que mora em mim”, “Quando a boca cala, os órgãos falam”, “Cuidando do Cuidador”, ”A fala do Sintoma”
Criador da Terapia Comunitária Integrativa
”Em 1986, cheguei na comunidade 4 Varas (no Pirambu - Fortaleza - Ceará) com meus estudantes de medicina da Universidade Federal do Ceará. Uma senhora nos contou que não conseguia dormir e pediu um remédio que não tínhamos para lhe dar. Quando eu ia prescrever um medicamento, ela disse que não tinha dinheiro nem para comprar comida para os filhos, quanto mais para remédios caros. Me dei conta de que eu estava agindo da forma como estava acostumado a atuar no hospital.
A mulher começou a contar sua história, a chorar. Veio outra que a amparou dando-lhe um lenço para enxugar suas lágrimas; uma outra deu uma massagem nos pés, outra trouxe uma xícara de chá de ervas, outra começou a partilhar uma experiência pessoal parecida. Eu percebi então, que essa mulher começou a ser apoiada, que foram criando vínculos de afeto. Ele encontrou o que veio buscar, o apoio da comunidade e não da minha expertise. Fui percebendo que a comunidade que tem problemas tem também suas soluções. Nascia assim a Terapia Comunitária Integrativa (TCI), um espaço de acolhimento da dor da alma e do sofrimento coletivo.
bottom of page